segunda-feira, 5 de maio de 2014

[DICA] Direct Box

Fala galera, tudo certo?

A postagem de hoje fala um pouco sobre DIRECT BOX.

Você sabe o que?

Já utilizou algum?


Ainda não?

Vamos lá...


O QUE É UM DIRECT BOX?

Conhecidos como Direct Box ou DI's, é um equipamento utilizado para alterar o sinal de saída de uma fonte sonora mudando seu nível e impedância permitindo assim conectar instrumentos musicais eletrônicos ao sistema de som.

Plugar uma guitarra direto na mesa de som por exemplo. 


O sinal da guitarra é de alta impedância, já a mesa tem suas entradas com baixa impedância.

A função do DI é justamente essa, transformar um sinal desbalanceado de alta impedância para um sinal balanceado de baixa impedância.


Abaixo um DI da fabricante WhirlWind.




DI's ATIVOS E PASSIVOS:

Existem DI's tanto ativos como passivos.

Os passivos não precisam de alimentação elétrica externa pois utilizam circuitos passivos baseados em transformador.

Já os ativos possuem circuitos eletrônicos com componentes em seu interior como por exemplo transistores e por isso precisam de energia elétrica para poder operar.

Essa energia pode ser fornecida por fontes externas, baterias ou até mesmo phantom power. 

Independentemente do tipo de DI (passivo ou ativo) ambos possuem uma entrada desbalanceada P10 + uma saída desbalanceada P10 (link, thru ou output) e por fim uma saída balanceada XLR macho (Low Z).



Entrada e saída DESBALANCEADA


Saída XLR BALANCEADA


Também possuem uma chave GROUND/LIFT que evita o loop de terra.


Chave GND/LIFT

Se você encontrar um zunido forte assim que ligar o DI no sistema, basta inverter a posição dessa chave para resolver o problema.

Dependendo da marca e modelo do DI podemos encontrar outras funções adicionais como chave PAD de atenuação do sinal (caso o sinal esteja distorcendo) ou até mesmo uma chave de seleção do sinal INST/SPKR (instrumento ou amplificador).


APLICAÇÃO DO DI:

Os DI's geralmente são encontrados na sonorização ao vivo mas nada impede que você o utilize em outras aplicações por exemplo uma gravação de contra baixo ou até mesmo uma guitarra sem o auxílio de uma interface de áudio.

Caso já possua uma interface de áudio, possivelmente não irá precisar de um DI pois as interfaces já fazem essa conversão. 





2 comentários:

  1. Muito legal, parabéns! Mas tenho uma dúvida: no caso da guitarra, quando vc fala em interface de áudio, isso inclui pedais de efeito? Ou melhor: Pedais de efeito também retiram a necessidade de usar um DI numa apresentação ao vivo ou em uma gravação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme.

      No caso de uma gravação de guitarra ligando na sequência GTR>PEDAL>PLACA ONBOARD não retira a necessidade do uso de um DI.

      Possivelmente você vai ter um transiente "chapado" na sua DAW assim que gravar e será causado justamente pelo não casamento das impedâncias.

      Caso possua uma interface de áudio é bem provável que nela já tenha uma entrada dedicada para a ligação de instrumentos.

      Excluir