terça-feira, 1 de março de 2016

[ENTREVISTA] Elizeu Custódio

Fala galera, tudo certo?

Hoje a matéria é sobre uma entrevista que fiz com o Elizeu Custódio.

Baixista da cidade de Guarujá litoral paulista, começou estudando violão aos 8 anos de idade e após alguns anos teve seu caminho musical voltado ao baixo elétrico.
Em 2008 lançou seu primeiro disco intitulado Graves Harmonias.

Em 2010 participou do IBT BASS FESTIVAL realizado por Celso Pixinga e Fabio Dubaixo na cidade de Santos.

Também participou em shows de música instrumental nos mais variados lugares como SESC e casas de jazz. Em 2012 gravou seu segundo disco chamado Elizeu Custódio QUARTETO que foi mixado pelo grande baixista Thiago Espirito Santo. Tocou com músicos importantes como Claudio Celso (guitarrista renomado de jazz), Kenny Brown (funk e blues) de New Orleans, Mauro Hector (blues e jazz), Robson Nascimento (black music gospel), Celso Lago (MPB), entre outros.
Atualmente realiza workshop e produções musicais, atua como professor em aulas particulares na cidade de Guarujá além de trabalhar no Projeto de música Fundação 10 de Agosto na cidade de Bertioga.

 




Confira a entrevista abaixo:


H.S.P.M:
Como você escuta música atualmente?

Tenho cds de músicos que sempre gostei de ouvir. Alguns já ouvi centenas de vezes mas a cada vez que ouço novamente fica mais agradável pois gosto do processo de ouvir sem conhecer e depois ouvir já conhecendo (risos). 
É super interessante quando você escuta um tema onde a melodia e harmonia já se tornaram algo familiar na sua mente. Dessa forma consigo acompanhar o raciocínio dos músicos e aprendo muito com suas ideias melódicas e harmônicas. Estou sempre ouvindo diariamente nos mais diversos lugares.

H.S.P.M:
Você gosta mais de ouvir streaming ou ainda ouve cd, vinil?

Infelizmente no vinil escuto um pouco menos devido a falta de aparelho mas gosto muito. No carro sempre tem um cd de jazz tocando e em casa com um fone de ouvido estou sempre conectado nos sites de música. É onde mais gosto de ouvir e assistir.  

H.S.P.M:
O que você mudaria no cenário musical nacional?

Difícil resumir mas acredito que a mídia (tv e rádio), tem muita força naquilo que traz para dentro de nossas casas. 
O que estamos consumindo (musicalmente falando), é o que a mídia nos oferece. Principalmente para aqueles que não tem acesso a uma música de qualidade através da internet, cds etc. 
Se pudesse, umas das primeiras coisas que mudaria seria o conteúdo musical que a televisão e rádio nos oferece. De forma lenta, a música tem chegado até algumas escolas (tenho visto isto na prática). Mas sem o apoio da mídia, o bom trabalho realizado por alguns profissionais da área se torna a longo prazo, porém já é uma luz no fim do túnel (risos).

H.S.P.M:
O que você ouviu de música no dia dessa entrevista?

Poxa, algumas coisas que ouço diariamente. Falarei apenas dos baixistas que ouvi hoje como Dario Deidda e Gary Willis. Sempre estou assistindo e ouvindo estes dois pois me influenciam muito. Cada um na sua linguagem. Claro que poderia citar muitos outros mas sendo fiel a pergunta, o que ouvi hoje foram esses dois. 

H.S.P.M:
Qual recado você daria para quem está começando no mundo da música?

Estude ainda mais o que você já está estudando e pratique diariamente. Existe um preço a pagar quando você deseja ser um ótimo musico e todo esforço será recompensado com o passar dos anos.
Crie uma identidade com algum instrumento. Você pode tocar vários mas é importante que sua imagem seja associada a algum instrumento para que você possa ser lembrado através dele.
Fique próximo de músicos que possam acrescentar alguma coisa, seja no aspecto musical ou comportamental, (completa o baixista).

Pra quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Elizeu Custódio aqui vão os links:
Youtube
Facebook

Se curtiu essa matéria comente aqui embaixo, deixe sua opinião e compartilhe o blog.
Obrigado por ceder essa entrevista Elizeu Custódio, o blog H.S.P.M agradece.
Um abraço a todos.