sexta-feira, 25 de abril de 2014

[DAW] Reaper Parte 1

Fala galera, tudo certo?

Na matéria de hoje começo com a primeira parte falando sobre DAW, em específico o REAPER.

Você sabe o que é uma DAW?

Já ouviu falar em algum lugar?

Ainda não?

Então vamos lá...


DAW é a abreviação de Digital Audio Workstation, ou seja, um software de gravação, edição e mixagem digital.

Atualmente existem várias DAW de várias fabricantes sendo alguns pagos e outros gratuitos.


Dentro dos estúdios de gravação mais antigos (20, 25 anos atrás) era muito difícil encontrar um computador, pois gravavam em fita analógica.

Alguns anos depois com a explosão do uso dos computadores os estúdios começaram a investir nessa tecnologia até então não muito potente.


Hoje em dia é comum encontrar estúdios sem fitas ou mesas de som, mas com certeza vamos achar um computador rodando uma DAW.

R.E.A.P.E.R (Rapid Environment for Audio ProductionEngineering and Recording)

Quando tive meu primeiro contato com gravação no ano de 2004, comecei a pesquisar sobre como eu iria passar minhas idéias musicais para dentro do computador de forma prática e com qualidade.


Comecei utilizando o NUENDO da empresa alemã STEINBERG durante 1 ano aproximadamente.

Nessa mesma época o ORKUT estava bombando no Brasil e assim como milhares de pessoas eu também tinha uma conta na qual usava diariamente seguindo comunidades sobre áudio e tecnologia.

Foi em uma dessas comunidades que tive a oportunidade de conhecer a "recém inaugurada" empresa chamada COCKOS INCORPORATED.

COCKOS fornecia em seu site um link direto para o download da sua DAW chamada REAPER que tinha apenas 4MB de instalador e ainda estava em suas versões alpha.

Instalei e comecei a tentar entender como funcionava essa nova plataforma pois tinha uma interface totalmente estranha e diferente e eu já estava familiarizado com as ferramentas e também o visual do NUENDO.

Sabe aquele ditado "Nunca julgue o livro pela capa". Foi justamente o que fiz, largando de mão e o desinstalando da máquina.

Continuei acompanhando os fóruns de áudio e produção musical e percebi que muitas pessoas estavam investindo um pouco mais de tempo para estudar e saber o funcionamento daquele software que por sinal estava deixando todo mundo espantado com sua estabilidade e qualidade.

Quando resolvi reinstalá-lo no PC novamente, já estava em sua versão 2.58 e muita coisa tinha mudado desde seu início. Várias ferramentas melhoradas, menus, atalhos e visual bem mais elaborado e convidativo.

Daquele momento, decidi o adotar como DAW principal e aprender bem mais suas funcionalidades, ferramentas, roteamentos, plugins etc.

Aqui no estúdio estou com sua versão 4.611 licenciada para uso. É importante lembrar que você faz o download do REAPER na página oficial da COCKOS e não paga nada pelo download e utilização do software.

A única diferença é que na versão free você encontra uma janela na tela principal e precisa esperar 5 segundos para que ela se feche.


Mas não se preocupe!
Todas as funções estão presentes 100% na versão free e não tem nenhuma restrição quanto ao número de canais, plugins, ferramentas etc. 

Link para download do software em:
http://reaper.fm/index.php

Continuamos com o REAPER em breve na segunda parte dessa matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário