Depois de algum tempo sem postar no H.S.P.M finalmente estou de volta.
Na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre gravação de violão.
Quando falamos em gravação de violão temos que considerar alguns pontos importantes para uma boa captação.
1º - Sala
O primeiro fator é a sala onde vai ser feita a tomada de gravação.
Opte por salas mais secas sem muita reverberação.
Uma sala sem o tratamento adequado pode te trazer vários problemas na hora da gravação.
Procure gravar um som mais seco e na mixagem adicione um reverb.
2º Instrumento/Pegada.
Um violão ruim com certeza terá um som ruim na gravação.
Claro que dá pra tirar uma boa sonoridade com instrumentos mais acessíveis, mas, independentemente se vai ser um violão TOP ou BARATO, sempre verifique seu estado e regulagem.
Troque as cordas alguns dias antes da gravação para que se assentem e não desafinem ou fique com aquele som "metalizado" característico das cordas novas.
Toque o mais preciso possível e mantenha a pegada.
3º Microfonação.
Aqui é a fase de testes antes de gravar em definitivo os takes.
Comece sempre da maneira mais óbvia e vá modificando as posições dos microfones até chegar a um som agradável.
Você pode usar 1, 2 ou 3 mics dependendo do caso e do estilo musical que está sendo gravado.
Estou tendo a oportunidade de gravar o novo trabalho do meu amigo Hugo Alves do Maçã de Cesto aqui no estúdio.
Aproveitei e tirei algumas fotos do tipo de microfonação que utilizei para suas sessões.
O primeiro microfone que utilizamos foi um Superlux PRO268A apontado para a 12ª casa.
Ativei também a chave de corte de graves no próprio microfone.
Superlux na 12ª casa. |
Aqui não utilizei nenhum tipo de corte do microfone.
Aqui o posicionamento dos dois juntos.
O violão utilizado foi um PHOENIX com cordas Gianini tocado com palheta fina.
Abaixo seguem os links com a amostra dos sons sem processamento.
Mic Frente (12ª casa)
Mic Ombro
Mics L+R
Mxl acima do ombro. |
Aqui o posicionamento dos dois juntos.
O violão utilizado foi um PHOENIX com cordas Gianini tocado com palheta fina.
Abaixo seguem os links com a amostra dos sons sem processamento.
Mic Frente (12ª casa)
Mic Ombro
Mics L+R
Nenhum comentário:
Postar um comentário